Tabelas Práticas

Tabelas Práticas

BASE LEGAL FEDERAL - ICMS MONOFÁSICO

CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988

A Constituição Federal já prevê que a tributação dos combustíveis seja feito em uma única vez, conforme Artigo 155 parágrafo 2, inciso XII, alínea “h”.

“Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:    

(...)

§ 2º O imposto previsto no inciso II atenderá ao seguinte:         

(...)

XII - cabe à lei complementar:

(...)

h) definir os combustíveis e lubrificantes sobre os quais o imposto incidirá uma única vez, qualquer que seja a sua finalidade, hipótese em que não se aplicará o disposto no inciso X, b. (Incluída pela Emenda Constitucional nº 33, de 2001). “

Ou seja, a 21 anos, já era prevista tal tributação, porém até o momento não havia sido implementada.

LEI COMPLEMENTAR 192/2022

Com base na previsão já vista na CF/88 foi publicado esta a Lei Complementar n°192/2022 que define os combustíveis sobre os quais incidirá uma única vez o ICMS, ainda que as operações se iniciem no exterior, posteriormente os procedimentos desta lei foram trazidos pelo Convênio ICMS n°199/2022.

CONVÊNIO ICMS 199/2022

Após a publicação da Lei Complementar n° 192/2022, foi publicado no dia 23 de dezembro de 2022, o Convênio ICMS n° 199/2022 que dispõe sobre o regime de tributação monofásica do ICMS a ser aplicado nas operações com combustíveis, com base na Lei Complementar nº 192/2022, e estabeleceu os procedimentos para o controle, apuração, repasse e dedução do imposto.

 

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

Eleven Consulting Services

Eleven Consulting Services

WhatsApp
Eleven Consulting Services
Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.